Momento ímpar

Seminário de Karate e momento único para nosso sensei

06/04/2017 às 14h24 - Atualizado em 07/04/2017 às 00h05

Os mestres Morinobu Maeshiro (9º Dan de Karate-Do Shorin-Ryu) e Kiyoshi Tsuha, estiveram, no último dia 18 de março no Brasil ministrando um seminário aos karatecas brasileiros que fazem parte da escola Shin Shu Kan do Grão Mestre Shinzato, hoje cuidada e mantida pelo seu filho mais velho Masahiro Shinzato, também 9º Dan.

O seminário foi extremamente proveitoso e foi possível aperfeiçoar-se técnicamente com a orientação dos mestres presentes e também com os colegas de karate-gi, alguns até revistos depois de algum tempo por estarem mais longe.

Não é sempre que se recebe em sua casa um mestre de karate-do, nascido e criado no berço da arte marcial que praticamos. Mestre Maeshiro é uma figura importantíssima no que diz respeito a difundir o conhecimento marcial haja vista que viaja muito ministrando seminários como este e também recebe milhares de pessoas durante o ano em seu dojo para ensinar a arte das mãos vazias.

Se traçada uma linha de sucessão: faz parte da terceira geração de mestres Shorin-Ryu de Okinawa: Mestre Choshin Chibana, Mestre Katsuya Miyahira e Mestre Morinobu Maeshiro. Em seu dojo, ensina o verdadeiro Karate-Do de Okinawa e, baseado nessa tradição milenar não ensina kumite aos seus alunos. Ele acredita fielmente na filosofia Karate Ni Sente Nashi (No karate não existe ataque). Compreende que através da prática do kihon e principalmente do Kata, o praticante estará preparado para defender-se em uma situação de conflito real.

"No Karate praticar os Katas é como se fosse nossa cartilha. Inclui todos os movimentos importantes. É a base do Karate tradicional de Okinawa".

Para nós da Wong Karate Kyokai é uma emoção ainda maior poder ver nosso sensei Rogério Eng Wong 8º Dan de Karate-Do ser orientado pessoalmente por um mestre tão importante. Sensei Wong foi felicitado, escolhido pelo mestre Maeshiro, a demonstrar o kata Naihanchi San Dan para os demais presentes sob o seu comando e orientação. No vídeo abaixo, podemos conferir esse momento único na vida do nosso sensei e compartilhar desta emoção: